PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A CLARIFICAÇÃO FENOMENOLÓGICA DE EDITH STEIN: ponte epistemológica entre a antropologia filosófica e a teologia simbólica

 

 

 

 

 

Carlos Eduardo Vargas(1)

Resumo



Partindo da obra Ciência da Cruz (Kreuzeswissenschaft), em que Edith Stein analisa fenomenologicamente os símbolos místicos da obra de São João da Cruz, este artigo pretende explicar em que consiste a metodologia da clarificação fenomenológica de Edith Stein como ponte epistemológica entre o simbolismo místico e as dimensões de natureza antropológica das manifestações religiosas na vivência da ciência da cruz ou ciência dos santos, verificando qual é o alcance desta metodologia como uma aplicação da fenomenologia à descrição das estrutras eidéticas operações e estruturas que, na alma, correspondem às vivências místicas simbolizadas por são João da Cruz.
 
 

(1)Doutorando e Mestre em Filosofia pela PUC-PR. Membro da Comunidade Santa Teresa da
Ordem Carmelita Descalça Secular (OCDS), foi professor em cursos das Faculdades Integradas
Santa Cruz de Curitiba. E-mail: carlos.vargas@ibge.gov.br.
 
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O tomismo fenomenológico de Edith Stein










Ivanaldo Santos



Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar o tomismo fenomenológico de Edith Stein. Afirma-se que o frutífero diálogo desenvolvido por Edith Stein entre Husserl e Tomás de Aquino possibilitou, de um lado, uma ampliação da pesquisa no campo fenomenológico. Uma pesquisa que estava restrita à ciência e  à psicologia ampliou-se para a educação e a vida religiosa. Do outro lado, ela demonstrou que Tomás de
Aquino não está preso a Idade Média. Ele tem muito a contribuir com a filosofia contemporânea e com a reunamização do homem. O tomismo desenvolvido por Edith Stein, conhecido como tomismo fenomenológico, é uma das grandes e fecundas contribuições que o neotomismo deu à filosofia no século XX.

Palavras Chave: Edith Stein. Fenomenologia. Diálogo. Husserl. Tomás de Aquino.
 
 http://www.google.com/url?sa=X&q=http://www.hottopos.com/notand30/101-107Ivanaldo.pdf&ct=ga&cad=CAcQAhgAIAEoBDAAOABA1oHMhgVIAVgAYgVwdC1CUg&cd=BxeAZBFZcWc&usg=AFQjCNETKjyHa5sn-uOFwYd9E8Y62Jf2pA
 
Pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO SOBRE A ALMA FEMININA NA FILOSOFIA

No decorrer de sua investigação, Edith Stein identifica um emaranhado de diferenças a começar pela dimensão corpo e matéria. O presente trabalho realiza uma breve abordagem acerca da alma feminina segundo o pensamento de Edith Stein. Para tanto, procura-se esclarecer como a filosofia steiniana caracteriza a alma feminina. De acordo com Edith, todo ser humano necessita descobrir-se tal como é, e com isso ir em busca da sua própria plenificação. Deste modo, o valor característico da mulher procede de seu caráter constitutivo de seu ser feminino. A mulher é constituída de uma realidade humana própria, não apresenta apenas diferenças externas, biológicas, em relação ao homem; ela é detentora de um princípio inerente que a constitui como tal, um modo interior que compreende seu ser permanente. Configura-se assim a mulher pelo propósito de sua alma, pois, a composição da alma da mulher difere da alma do homem.A partir disto, este estudo se detém a analisar como a filosofia de Edith identifica a alma feminina.
 
 
Aparecida do Nascimento Frazão

Aluna de graduação do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará no Cariri. E-mail:






Maria Celia dos Santos

Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará no Cariri.

E-mail: mariacelia@cariri.ufc.br




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Da empatia à compreensão empática: evolução do conceito no pensamento de Carl Rogers

 Rebeca Cavalcante Fontgalland


Virginia Moreira


Universidade de Fortaleza - Brasil


Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender a evolução do conceito de empatia no pensamento de Carl Rogers, a partir das fases propostas pelos comentadores de suas obras. Inicialmente, Rogers não utilizava diretamente o termo empatia, mas já era possível perceber o nascimento desse conceito em seu pensamento, desde as primeiras obras, uma vez que para ele o terapeuta deveria compreender os problemas do cliente, sem julgamento, sem preconceito e sem identificação emocional descontrolada. No decorrer de seu pensamento esse conceito evoluiu de apenas um estado para um processo, sendo mais do que apenas uma atitude, mas uma compreensão empática, que está muito além de uma compreensão do senso-comum. Essa compreensão empática consiste em experimentar o que o outro está sentindo dentro de uma condição de “como se” estivesse no lugar dele, vendo através da perspectiva do cliente, podendo dividir com ele toda essa compreensão, favorecendo o desenvolvimento da personalidade do cliente.
Palavras-chave:Carl Rogers; fases; empatia

Rebeca Cavalcante Fontgalland

Psicóloga.

Mestre em Psicologia - UNIFOR
Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS

Pesquisadora

Colunista Portal Educação
Faculdade Apoena Educação




http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/revista/wp-content/uploads/2012/11/fontgallandmoreira01.pdf

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro









                                                                                                      Heloisa Szymanski  
Suzana Filizola Brasiliense Carneiro                                                                                      


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil


A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão 
de um projeto educativo que articula escola e bairro.


Resumo
A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).

Palavras-chave: fenomenologia e educação; Edith Stein; relação escola-comunidade; literatura marginal



http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/revista/wp-content/uploads/2012/11/carneiroszymanski01.pdf

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Grupo de Pesquisa em Filosofia UNIFESP: O pensamento de Edith Stein



Grupo de Pesquisa: O pensamento de Edith Stein
Docente responsável: Prof. Dr. Juvenal Savian Filho
Pesquisas em torno da recepção da fenomenologia husserliana na obra de Edith Stein, bem como das principais elaborações filosóficas desenvolvidas pela filósofa.
Estudo pessoal e dirigido pelo coordenador (escrever para o coordenador: juvenal.savian@unifesp.br)

O grupo se reúne todas as primeiras sextas-feiras do mês, na Rua Botucatu, 740, 1o. andar, anfiteatro 2. Vila Clementino. Das 10:00 as 12:00. O metrô Santa Cruz. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Leverano, la figura di Edith Stein secondo Francesco Alfieri: presentazione libro il 25 ottobre

(4 ottobre 2012) LEVERANO- Il Comune di Leverano è ben lieto di accogliere presso la sala Consigliare Francesco Alfieri, frate francescano e Docente presso la Pontificia Universitas Lateranensis e collaboratore scientifico presso la cattedra di Filosofia Teoretica dell’Università degli Studi di Bari.

Francesco Alfieri presenterà la figura di Edith Stein: “Da otto anni le mie indagini sono rivolte ad indagare la fenomenologia husserliana, con particolare riferimento al contributo di alcune esponenti del Circolo fenomenologico di Gottinga: Edith Stein, Hedwig Conrad-Martius e Gerda Walther. Con gli anni ho potuto costatare l’originalità del pensiero di Edith Stein per molto tempo dimenticata dai manuali della storia della filosofia. I miei soggiorni in Germania mi hanno confermato che dovevo lavorare in questa direzione con il preciso intento non solo di approfondire il pensiero dell’Autrice, ma anche di tracciare alcune linee di antropologia che se usate bene possono costituire una chiave di lettura per comprendere la condizione dell’“essere umano” con le conseguenti relazioni intersoggettive. Le varie pubblicazioni che ho prodotto in questi anni hanno seguito questo filone di indagini e nel 2012 ho pubblicato un volume su Edith Stein in occasione dei 70 anni dalla sua morte nel campo di concentramento di Auschwitz (1942-2012):
F. Alfieri, Die Rezeption Edith Steins. Internationale Edith-Stein-Bibliographie 1942 – 2012. Festgabe für M. Amata Neyer OCD, Vorwort von U. Dobhan OCD, Geleitwort von H.-B. Gerl-Falkovitz – A. Ales Bello, Einführung von F. Alfieri OFM, Echter Verlag GmbH, Würzburg 2012, pp. 516. [ISBN 978-3-429-03519-8]”.
Il grande evento culturale, in programma il prossimo 20 ottobre alle ore 18.30, sarà aperto dal Sindaco di Leverano Giovanni Zecca e presieduto dal Vicesindaco e Assessore alla Cultura, il dott. Giuseppe Martina. Interverranno: Pier Luigi Fornari, Giornalista del Quotidiano “Avvenire”; Francesco Alfieri che presenterà “Die Rezeption Edith Steins”.
 
In seguito prenderanno parola: Michela Beatrice Ferri, dell’ Università degli Studi di Milano, collaboratrice dell’“Osservatore Romano” e l’editore Giuseppe Laterza, che in passato ha pubblicato altre opere dello stesso Alfieri.
Infine il Sindaco Zecca conferirà al docente e frate francescano il Premio di Rappresentanza del Comune di Leverano.
Francesco Alfieri ha ricevuto quest’anno anche il Premio “Sigillo della Città di Bari”; conferitomi dall’Assessore Gianluca Paparesta del Comune di Bari in occasione del VI Convegno Internazionale di Fenomenologia dal titolo “In ascolto di Edith Stein. Il lascito teoretico di Edith Stein nel mondo”, organizzato dal Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche di Roma (affiliato a The World Phenomenology Institute – USA), in collaborazione con l’Università degli Studi di Bari (Corso di Laurea in Scienze della Formazione Primaria – Prof.ssa Luigia Di Pinto) e la Pontificia Universitas Lateranensis; presso l’Aula Magna “Aldo Cossu” dell’Università degli Studi di Bari.
Lo scorso anno, invece, gli è stato conferito il Premio “Giuseppe Laterza” dall’editore Giuseppe Laterza di Bari in occasione del Convegno di studi, organizzato dalla Biblioteca “San Francesco” presso la Sala “S. Egidio”, dal titolo: La profezia che cambia il mondo (Sava, 27 ottobre 2011).

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

II Colóquio Brasileiro de Estudos Fenomenológicos em números



Com 110 inscritos sendo:

Estados Brasileiros presente: 10

Rio Grande do Sul
Paraná
São Paulo
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Bahia
Pernambuco
Paraíba
Ceará

Instituições presente: 24

Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Universidade de São Paulo – USP
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL
Universidade Federal de Lavra – UFLA
Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
Universidade Federal de Juíz de Fora – UFJF
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Faculdade Arquidiocesana de Mariana
Universidade Estácio de Sá
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB
Universidade Federal do Ceará – UFC
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Cursos presente: 7

Filosofia
Psicologia
Teologia
Ciências da Religião
História
Pedagogia
Letras