PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

domingo, 25 de julho de 2010

FENOMENOLOGIA DO DIREITO DE EDITH STEIN


ANDRÉ RICARDO CRUZ FONTES.


Doutor em direito civil pela universidade do Rio de Janeiro. Doutor em filosofia pela mesma universidade. Doutor em ciências e história das ciências, técnicas e epistemologia. Mestre em direito cívil. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de janeiro e Espirito Santo).
VALE APENA CONFERIR

quarta-feira, 21 de julho de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PENSAMENTOS DE SANTA EDITH STEIN SOBRE MARIA


”Cada mulher seja uma cópia da Mãe de Deus, seja uma esposa de Cristo, seja uma apóstola do Coração Divino. Todas, então, corresponderão plenamente à sua vocação feminina, independentemente das circunstâncias e das atividades exteriores nas quais realizam as tarefas desenvolvidas”.
”Se Maria é o protótipo da genuína feminilidade, a imitação de Maria deve ser o fim da formação da jovem”.
”A Virgem que guardava no seu coração cada palavra que Deus lhe dirigia, é o modelo das almas atentas nas quais é revivida a oração de Jesus Sumo Sacerdote”.
”A virtude do Espírito Santo cobriu a Virgem Maria enquanto esta, sozinha, rezava e realizou a Encarnação do Redentor”.
”Maria nos gerou segundo a vida da graça, dando-se totalmente, de corpo e alma, para ser a Mãe de Deus”.
”Que possamos voltar o olhar à Mãe de Deus, Maria, nas bodas de Caná. O seu olhar silencioso e perscrutador observa tudo e repara onde falta alguma coisa. E antes que alguém perceba e ocorra algum embaraço, ela já prestou a sua ajuda. Encontra meios e modos, dá as indicações necessárias, e isso tudo em silêncio, sem deixar perceber nada”.

”Maria, hoje permaneci contigo sob a cruz e jamais sentira tão claramente que foi sob a cruz que te tornaste nossa Mãe. Como a fidelidade de uma mãe da terra não escutaria solícita a última vontade do filho?”.
”Maria, tu nos conheces a todos: nossas feridas, nossas chagas, tu conheces também o esplendor celeste que o amor de teu Filho quer difundir sobre nós na claridade eterna. Assim, guia solícita nossos passos”.


http://gentedefe.com/groups/edith-stein

quarta-feira, 30 de junho de 2010

À Marie, Reine du Carmel

Aujourd'hui près de toi je demeure au Calvaire
Et là jamais autant mon âme n'a senti
Qu'à l'ombre de la Croix tu devins notre Mère.

Oh ! comme tout cœur maternel prend soin
D'accomplir d'un fils les volontés dernières !

Mais toi, tu fus l'humble servante du Seigneur,
Dans le don total de ton être et ta vie
À l'Être et la vie du grand Dieu incarné :
Et c'est ainsi que tu pris les Tiens en ton cœur,
Par le sang précieux de tes douleurs amères
Achetant à nos âmes une nouvelle vie.

Tu connais chacun : ses blessures, ses peines,
Mais aussi la gloire que l'amour du Fils
Veut épandre sur nous en clartés éternelles.

Tu guides ainsi nos pas, attentive et fidèle ;
Aucun prix n'est trop haut pour nous mener au terme.

Mais ceux choisis par toi pour former ton escorte
Et t'entourer un jour près du trône immortel
Devront ici-bas t'assister au Calvaire
Et du sang de leur cœur broyé sous les tourments
Achèteront le ciel pour les âmes si chères
Confiées par le Fils en suprême héritage.

Sainte Edith Stein
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Fonte: http://www.mariedenazareth.com/6180.0.html

domingo, 27 de junho de 2010

Comentário do Evangelho do dia feito por Edith Stein

13º Domingo do Tempo Comum - Ano C

Evangelho segundo S. Lucas 9,51-62.

Como estavam a chegar os dias de ser levado deste mundo, Jesus dirigiu-se resolutamente para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram numa povoação de samaritanos, a fim de lhe prepararem hospedagem. Mas não o receberam, porque ia a caminho de Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma?» Mas Ele, voltando-se, repreendeu-os. E foram para outra povoação. Enquanto iam a caminho, disse-lhe alguém: «Hei-de seguir-te para onde quer que fores.» Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» E disse a outro: «Segue-me.» Mas ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» Jesus disse-lhe: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos. Quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus.» Disse-lhe ainda outro: «Eu vou seguir-te, Senhor, mas primeiro permite que me despeça da minha família.» Jesus respondeu-lhe: «Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não está apto para o Reino de Deus.»

Da Bíblia Sagrada

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
Meditação para a festa da Exaltação da Santa Cruz (a partir da trad. Source cachée, Cerf 1999, p. 277)

«Segue-Me»
O Salvador precedeu-nos no caminho da probreza. Todos os bens do céu e da terra Lhe pertencem. Não representam para Ele nenhum perigo; podia fazer uso deles e manter o Seu coração completamente livre. Mas Ele sabia que é quase impossível a um ser humano possuir bens sem se subordinar a eles e tornar-se seu escravo. Foi por esta razão que Ele abandonou tudo e nos mostrou, com o Seu exemplo, mais ainda do que pelas Suas palavras, que só possui tudo quem não possui nada. O Seu nascimento num estábulo e a Sua fuga para o Egipto mostravam já que o Filho do Homem não teria onde reclinar a cabeça. Quem quiser segui-Lo tem de saber que não temos aqui morada permanente. Quanto mais vivamente tomarmos consciência disso, mais fervorosamente tenderemos para a nossa futura morada, e exultaremos com o pensamento de termos direito de cidadania no Céu

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Papa cita Edith Stein em Angelus

(ZENIT.org) – Bento XVI centrou a meditação do Angelus do dia 20 de junho na importância de levar própria cruz, tanto nas pequenas provas de cada dia como nos momentos decisivos.

“Tomar a cruz significa se comprometer em derrotar o pecado que obstaculariza o caminho para Deus, acolher quotidianamente a vontade do Senhor, fortalecer a fé sobretudo ante os problemas, as dificuldades, o sofrimento”, afirmou o Papa.
Bento XVI citou a santa carmelita Edith Stein, admirando seu testemunho “em um tempo de perseguição”, quando afirmava, pouco antes da Segunda Guerra Mundial: “mais se faz obscuro ao nosso redor, tanto mais devemos abrir o coração à luz que vem do alto”.
“Também na época atual, muitos são os cristãos no mundo que, animados pelo amor de Deus, assumem cada dia a cruz, seja a das provas cotidianas, seja a da barbárie humana, que às vezes requer o valor do sacrifício extremo”, afirmou.
Por isso, é importante “pôr sempre nossa sólida esperança n’Ele, seguros de que, ao segui-lo levando nossa cruz, chegaremos com Ele à luz da Ressurreição”.

terça-feira, 22 de junho de 2010

1 ANO DE BLOG

NOSSO

ESTÁ COMPLETANDO HOJE SEU PRIMEIRO ANO DE VIDA

QUEREMOS DE TODO CORAÇÃO

AS 7529 VISITAS DESTE PRIMEIRO ANO DE EXISTENCIA

BEM COMO NOSSA PROFUNDA GRATIDÃO A NOSSA COLABORADORA INTERNACIONAL IR. JACINTA TUROLO GARC
IA PARA A SENHORA;CONTAMOS HOJE COM 79 MATERIAIS A DISPOSIÇÃO EM NOSSO ARQUIVO,

26 SEGUIDORES,
6 COLABORADORES E NOSSA AGRATIDÃO ESPECIAL PARA OS COLABORADORES LUCIANO DIDIMO E O LEONARDO BRUM QUE COM MUITA SOLICITUDE ESTÃO SEMPRE DISPONIVEIS.

QUEREMOS AGRADECER TAMBÉM A V
OCÊ QUE DEIXOU SEU COMENTÁRIO;

AOS IRMANOS DE LÍNGUA ESPANHOLA QUE NOS ACOMPANHAM;


QUEREMOS AGRADECER AOS PESQUISADORES QUE MOSTRAM SEU INTERESSE EM MAPEARMOS O BRASIL E DISPONIBILIZARMOS O CONHECIMENTO DOS MESMOS.


NOSSA GRATIDÃO A ELA QUE É
A RAZÃO DA EXISTENCIA DESTE BLOG QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS DARMOS FRUTOS PARA QUE O PENSAMENTO DE EDITH STEIN SEJA CADA VEZ MAIS CONHECIDO.E QUEREMOS MELHORAR POR ISSO TE PEDIMOS QUE DEIXE TEU COMENTÁRIO SOBRE NOSSO BLOG E DE QUAL FORMA PODERIAMOS MELHORÁ-LO, SEJA TAMBÉM UM DIVULGADOR, TORNE-SE SEGUIDOR.


POR FIM NOSSO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO NA ÉTICA DE MAX SCHELER


    RESUMO


    Autora: Kátia Gardênia da Silva Coelho - Mestranda em filosofia UECE

    Orientadora: Professora Dra Maria Celeste de Sousa - FCF

    Este trabalho visa abordar uma leitura do uso da fenomenologia na ética de Max Scheler. O filósofo procurou investigar no método da fenomenologia de Edmund Husserl, a questão do saber como uma postura desinteressada e direta para captamos a essência dos fenômenos que se apresentam a nós. Entretanto, a ética de Scheler se utiliza da fenomenologia com a pretensão de analisar a experiência emotiva tendo como objetivo captar os objetos destas experiências que são os valores, visto que, os valores são fenômenos pelos os quais podemos ter uma intuição. Portanto, salientamos que o enfoque fenomenológico da experiência emotiva, faz vir à tona o mundo dos valores admitindo assim, uma clara distinção entre conhecimento e conduta moral. Desta forma, podemos reconhecer algo inovador no enfoque fenomenológico de Scheler em relação a Husserl ao voltar-se para uma orientação realista à fenomenologia, em oposição ao idealismo husserliano, afirmando que as essências são percebidas intuitivamente e não produzidas pelo sujeito.

Palavras – chaves: Fenomenologia, Ética, Valores.


    www.uece.br/sempesq-cmaf



terça-feira, 25 de maio de 2010

NOVIDADE VIRTUAL.


JÁ ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA DOWNLOADS O LIVRO " A INTRODUÇÃO A FENOMENOLOGIA" DE NOSSA QUERIDA ANGELA ALES BELLO.

ESTE É O LIVRO BASE PARA TODOS OS GRUPOS DE TRABALHOS REFERENTES A EDITH STEIN, COMO FOI ACORDADO NO ENCONTRO DOS PESQUISADORES STENIANOS NO ÚLTIMO MÊS DE MARÇO NO COLÓQUIO EM FORTALEZA.

DESEJAMOS QUE TENHAM BOM PROVEITO.


http://www.mediafire.com/?wzzy2umyjwj

CONFERÊNCIA


Prof Dr Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Universidade de São Paulo - USP - Instituto de Psicologia

Departamento de Psicologia Clínica

antunez@usp.br

DARÁ UMA PALESTRA DIA 09/06 AS 08:00HS NA UECE- CENTRO DE HUMANAS COM O TEMA: A EMPATIA E A ESTRUTURA DA PESSOA HUMANA EM EDITH STEIN.

NO MARCADOR: "ESPECIAL COLÓQUIO EDITH STEIN" TEMOS O RESUMO DA CONFERÊNCIA DO PROFESSOR NO COLÓQUIO COM O TEMA: A clínica psicológica refletida a partir de Edith Stein: humanologia










terça-feira, 11 de maio de 2010

A Fenomenologia de Edmund Husserl

Por Francisco Renaldo Costa

De maneira consciente se incorpora Edith Stein à corrente fenomenológica. Ela estava convencida de que Husserl era o filósofo de seu tempo. Em parte, desemboca neste movimento pelo desencanto que provou ao estudar a psicologia. É na fenomenologia e na sombra de seu fundador, onde Edith Stein se forma como filósofa.[1] Muitas são as vezes que saltam à vista nos relatos autobiográficos a simpatia e a satisfação da jovem universitária frente este novo modo de ver o mundo e as coisas que ele contêm. O atrativo foi grande, e o enriquecimento não será menor. Se identifica plenamente, até cair configurando seu pensamento pelo espírito fenomenológico. Se converterá em reprodução inapagável por mais que assimile com o passar do tempo outras escolas. A conversão ao catolicismo não supõe renúncia à fenomenologia. Quando em 1936, redige sua obra filosófica Endliches Und Ewiges Sein (Ser finito e Ser eterno) da cela de carmelita, recordará que sua pátria filosófica é a escola de Husserl e que sua língua materna continua sendo a dos fenomenólogos.

Dentro do movimento fenomenológico, a empatia de Edith Stein vai coincidir as contribuições sobre o mundo intersubjetivo, questão básica para superar o eterno problema do solipsismo. Sua primeira produção filosófica[2] está centrada em aplicar a redução fenomenológica a esse momento em que dois sujeitos são capazes de convergir tanto, que a vivência de um é integrada na experiência do outro. Não se trata senão do fenômeno da empatia, fenômeno que vai mais além do que o simples acordo em sintonia de criaturas – este seria o nível da simpatia -, enquanto que aquele afeta o núcleo mais íntimo da pessoa, sem querer e sentir. Esta capacidade de compreensão da experiência alheia estaria a base da sociabilidade humana. Porque podemos compreender, conviver e estabelecer relações intra-pessoais. O elemento que vincula esta experiência é a capacidade; não é o Körper, senão Leib[3].



[1] STEIN, Edith. Ser Finito y Ser Eterno. México, Fondo de Cultura Económica, 1994, p. 30.

[2] Aos três de agosto de 1916 defende sua Tese Doutoral em Filosofia na Universidade de Friburgo, tendo como orientador Edmund Husserl. Escolhera um tema exigente e não muito explorado: “ Zum Problem der Einfuhrung”( Sobre o Problema da Empatia).

[3] Na língua alemã Körper se refere ao corpo material e Leib ao corpo animado.

extraido: http://blogfilosofiaevida.com