
domingo, 25 de julho de 2010
FENOMENOLOGIA DO DIREITO DE EDITH STEIN

quarta-feira, 21 de julho de 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
sexta-feira, 16 de julho de 2010
PENSAMENTOS DE SANTA EDITH STEIN SOBRE MARIA


”Se Maria é o protótipo da genuína feminilidade, a imitação de Maria deve ser o fim da formação da jovem”.
”A Virgem que guardava no seu coração cada palavra que Deus lhe dirigia, é o modelo das almas atentas nas quais é revivida a oração de Jesus Sumo Sacerdote”.
”A virtude do Espírito Santo cobriu a Virgem Maria enquanto esta, sozinha, rezava e realizou a Encarnação do Redentor”.
”Maria nos gerou segundo a vida da graça, dando-se totalmente, de corpo e alma, para ser a Mãe de Deus”.
”Que possamos voltar o olhar à Mãe de Deus, Maria, nas bodas de Caná. O seu olhar silencioso e perscrutador observa tudo e repara onde falta alguma coisa. E antes que alguém perceba e ocorra algum embaraço, ela já prestou a sua ajuda. Encontra meios e modos, dá as indicações necessárias, e isso tudo em silêncio, sem deixar perceber nada”.
”Maria, hoje permaneci contigo sob a cruz e jamais sentira tão claramente que foi sob a cruz que te tornaste nossa Mãe. Como a fidelidade de uma mãe da terra não escutaria solícita a última vontade do filho?”.
”Maria, tu nos conheces a todos: nossas feridas, nossas chagas, tu conheces também o esplendor celeste que o amor de teu Filho quer difundir sobre nós na claridade eterna. Assim, guia solícita nossos passos”.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
quarta-feira, 30 de junho de 2010
À Marie, Reine du Carmel
Et là jamais autant mon âme n'a senti
Qu'à l'ombre de la Croix tu devins notre Mère.
Oh ! comme tout cœur maternel prend soin
D'accomplir d'un fils les volontés dernières !
Mais toi, tu fus l'humble servante du Seigneur,
Dans le don total de ton être et ta vie
À l'Être et la vie du grand Dieu incarné :
Et c'est ainsi que tu pris les Tiens en ton cœur,
Par le sang précieux de tes douleurs amères
Achetant à nos âmes une nouvelle vie.
Tu connais chacun : ses blessures, ses peines,
Mais aussi la gloire que l'amour du Fils
Veut épandre sur nous en clartés éternelles.
Tu guides ainsi nos pas, attentive et fidèle ;
Aucun prix n'est trop haut pour nous mener au terme.
Mais ceux choisis par toi pour former ton escorte
Et t'entourer un jour près du trône immortel
Devront ici-bas t'assister au Calvaire
Et du sang de leur cœur broyé sous les tourments
Achèteront le ciel pour les âmes si chères
Confiées par le Fils en suprême héritage.
Sainte Edith Stein
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Fonte: http://www.mariedenazareth.com/6180.0.html
domingo, 27 de junho de 2010
Comentário do Evangelho do dia feito por Edith Stein
Evangelho segundo S. Lucas 9,51-62.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Papa cita Edith Stein em Angelus
terça-feira, 22 de junho de 2010
1 ANO DE BLOG
BEM COMO NOSSA PROFUNDA GRATIDÃO A NOSSA COLABORADORA INTERNACIONAL IR. JACINTA TUROLO GARCIA PARA A SENHORA;
26 SEGUIDORES, 6 COLABORADORES E NOSSA AGRATIDÃO ESPECIAL PARA OS COLABORADORES LUCIANO DIDIMO E O LEONARDO BRUM QUE COM MUITA SOLICITUDE ESTÃO SEMPRE DISPONIVEIS.
QUEREMOS AGRADECER TAMBÉM A VOCÊ QUE DEIXOU SEU COMENTÁRIO;
AOS IRMANOS DE LÍNGUA ESPANHOLA QUE NOS ACOMPANHAM;
QUEREMOS AGRADECER AOS PESQUISADORES QUE MOSTRAM SEU INTERESSE EM MAPEARMOS O BRASIL E DISPONIBILIZARMOS O CONHECIMENTO DOS MESMOS.
NOSSA GRATIDÃO A ELA QUE É A RAZÃO DA EXISTENCIA DESTE BLOG QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS DARMOS FRUTOS PARA QUE O PENSAMENTO DE EDITH STEIN SEJA CADA VEZ MAIS CONHECIDO.
POR FIM NOSSO
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Pesquisadores steinianos em Santa Catarina
Contato: tiago.v.santana@gmail.com
terça-feira, 1 de junho de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO NA ÉTICA DE MAX SCHELER

RESUMO
Autora: Kátia Gardênia da Silva Coelho - Mestranda em filosofia UECE
E-Mail: gardyinj@yahoo.com.br
Orientadora: Professora Dra Maria Celeste de Sousa - FCF
Este trabalho visa abordar uma leitura do uso da fenomenologia na ética de Max Scheler. O filósofo procurou investigar no método da fenomenologia de Edmund Husserl, a questão do saber como uma postura desinteressada e direta para captamos a essência dos fenômenos que se apresentam a nós. Entretanto, a ética de Scheler se utiliza da fenomenologia com a pretensão de analisar a experiência emotiva tendo como objetivo captar os objetos destas experiências que são os valores, visto que, os valores são fenômenos pelos os quais podemos ter uma intuição. Portanto, salientamos que o enfoque fenomenológico da experiência emotiva, faz vir à tona o mundo dos valores admitindo assim, uma clara distinção entre conhecimento e conduta moral. Desta forma, podemos reconhecer algo inovador no enfoque fenomenológico de Scheler em relação a Husserl ao voltar-se para uma orientação realista à fenomenologia, em oposição ao idealismo husserliano, afirmando que as essências são percebidas intuitivamente e não produzidas pelo sujeito.
www.uece.br/sempesq-cmaf
terça-feira, 25 de maio de 2010
NOVIDADE VIRTUAL.

ESTE É O LIVRO BASE PARA TODOS OS GRUPOS DE TRABALHOS REFERENTES A EDITH STEIN, COMO FOI ACORDADO NO ENCONTRO DOS PESQUISADORES STENIANOS NO ÚLTIMO MÊS DE MARÇO NO COLÓQUIO EM FORTALEZA.
DESEJAMOS QUE TENHAM BOM PROVEITO.
http://www.mediafire.com/?wzzy2umyjwj
CONFERÊNCIA

Prof Dr Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Universidade de São Paulo - USP - Instituto de Psicologia
Departamento de Psicologia Clínica
DARÁ UMA PALESTRA DIA 09/06 AS 08:00HS NA UECE- CENTRO DE HUMANAS COM O TEMA: A EMPATIA E A ESTRUTURA DA PESSOA HUMANA EM EDITH STEIN.
NO MARCADOR: "ESPECIAL COLÓQUIO EDITH STEIN" TEMOS O RESUMO DA CONFERÊNCIA DO PROFESSOR NO COLÓQUIO COM O TEMA: A clínica psicológica refletida a partir de Edith Stein: humanologia
terça-feira, 11 de maio de 2010
A Fenomenologia de Edmund Husserl
De maneira consciente se incorpora Edith Stein à corrente fenomenológica. Ela estava convencida de que Husserl era o filósofo de seu tempo. Em parte, desemboca neste movimento pelo desencanto que provou ao estudar a psicologia. É na fenomenologia e na sombra de seu fundador, onde Edith Stein se forma como filósofa.[1] Muitas são as vezes que saltam à vista nos relatos autobiográficos a simpatia e a satisfação da jovem universitária frente este novo modo de ver o mundo e as coisas que ele contêm. O atrativo foi grande, e o enriquecimento não será menor. Se identifica plenamente, até cair configurando seu pensamento pelo espírito fenomenológico. Se converterá em reprodução inapagável por mais que assimile com o passar do tempo outras escolas. A conversão ao catolicismo não supõe renúncia à fenomenologia. Quando em 1936, redige sua obra filosófica Endliches Und Ewiges Sein (Ser finito e Ser eterno) da cela de carmelita, recordará que sua pátria filosófica é a escola de Husserl e que sua língua materna continua sendo a dos fenomenólogos.
Dentro do movimento fenomenológico, a empatia de Edith Stein vai coincidir as contribuições sobre o mundo intersubjetivo, questão básica para superar o eterno problema do solipsismo. Sua primeira produção filosófica[2] está centrada em aplicar a redução fenomenológica a esse momento em que dois sujeitos são capazes de convergir tanto, que a vivência de um é integrada na experiência do outro. Não se trata senão do fenômeno da empatia, fenômeno que vai mais além do que o simples acordo em sintonia de criaturas – este seria o nível da simpatia -, enquanto que aquele afeta o núcleo mais íntimo da pessoa, sem querer e sentir. Esta capacidade de compreensão da experiência alheia estaria a base da sociabilidade humana. Porque podemos compreender, conviver e estabelecer relações intra-pessoais. O elemento que vincula esta experiência é a capacidade; não é o Körper, senão Leib[3].
[1] STEIN, Edith. Ser Finito y Ser Eterno. México, Fondo de Cultura Económica, 1994, p. 30.
[2] Aos três de agosto de 1916 defende sua Tese Doutoral em Filosofia na Universidade de Friburgo, tendo como orientador Edmund Husserl. Escolhera um tema exigente e não muito explorado: “ Zum Problem der Einfuhrung”( Sobre o Problema da Empatia).
[3] Na língua alemã Körper se refere ao corpo material e Leib ao corpo animado.
extraido: http://blogfilosofiaevida.com

