PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

sábado, 2 de fevereiro de 2013

III Simposio sobre Edith Stein “Cuestiones de fe y razón en Edith Stein”.

 
III Simposio sobre Edith Stein
“Cuestiones de fe y razón en Edith Stein”.
 
 

Ponencia de la Lic. Gwendolyn Araya


«Ahora que soy creyente, debo reflexionar». Itinerario de la relación entre razón y fe en Edith Stein.”

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Edith Stein. "Instrumento del señor" ( I )


Edith Stein:"Instrumento del Señor" (II)



La música en torno a la filósofa y mártir de origen judío Edith Stein ha sido protagonista de un recital en la Universidad de la Mística.
Bajo el título 'Busca la verdad', el concierto ha corrido a cargo de Carmela Martínez, autora de canciones inspiradas en pensamientos y poemas de Edith Stein, que ha estado acompañada del guitarrista Javier Marín, en un curso dedicado a la vida y obra de esta mística, que se celebra el fin de semana bajo la dirección del director del Centro Internacional Teresiano-Sanjuanista, Francisco Javier Sancho.
Copatrona de Europa y mártir en el campo de concentración de Auschwitz (Polonia), la carmelita Stein se convirtió al judaísmo a través de la lectura del 'Libro de la Vida' de Santa Teresa de Jesús. 12 enero 2013.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Presentation on Edith Stein



Um grupo de estudantes de Whitefriars Municipal fez uma apresentação de resumo sobre a filosofia e a espiritualidade de Edith Stein, durante o Programa de Estudos carmelita, janeiro 2013

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

III Simposio sobre Edith Stein “Cuestiones de fe y razón en Edith Stein”.


III Simposio sobre Edith Stein
 “Cuestiones de fe y razón en Edith Stein”.













Dra. Eva Reyes. Académica de la Universidad Católica del Norte.

 
"Posiblidades del conocimiento. Un diálogo entre Husserl y
Tomás de Aquino en la obra de Edith Stein".


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDITH STEIN

                 







    EM AGOSTO


 




NA CIDADE DE 





II SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDITH STEIN


"A PESSOA NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS"

 


CONFERÊNCIAS 


MESAS REDONDA 


MINICURSOS


COMUNICAÇÕES






MAIORES INFORMAÇÕES!




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A CLARIFICAÇÃO FENOMENOLÓGICA DE EDITH STEIN: ponte epistemológica entre a antropologia filosófica e a teologia simbólica

 

 

 

 

 

Carlos Eduardo Vargas(1)

Resumo



Partindo da obra Ciência da Cruz (Kreuzeswissenschaft), em que Edith Stein analisa fenomenologicamente os símbolos místicos da obra de São João da Cruz, este artigo pretende explicar em que consiste a metodologia da clarificação fenomenológica de Edith Stein como ponte epistemológica entre o simbolismo místico e as dimensões de natureza antropológica das manifestações religiosas na vivência da ciência da cruz ou ciência dos santos, verificando qual é o alcance desta metodologia como uma aplicação da fenomenologia à descrição das estrutras eidéticas operações e estruturas que, na alma, correspondem às vivências místicas simbolizadas por são João da Cruz.
 
 

(1)Doutorando e Mestre em Filosofia pela PUC-PR. Membro da Comunidade Santa Teresa da
Ordem Carmelita Descalça Secular (OCDS), foi professor em cursos das Faculdades Integradas
Santa Cruz de Curitiba. E-mail: carlos.vargas@ibge.gov.br.
 
 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O tomismo fenomenológico de Edith Stein










Ivanaldo Santos



Resumo: O objetivo do presente artigo é apresentar o tomismo fenomenológico de Edith Stein. Afirma-se que o frutífero diálogo desenvolvido por Edith Stein entre Husserl e Tomás de Aquino possibilitou, de um lado, uma ampliação da pesquisa no campo fenomenológico. Uma pesquisa que estava restrita à ciência e  à psicologia ampliou-se para a educação e a vida religiosa. Do outro lado, ela demonstrou que Tomás de
Aquino não está preso a Idade Média. Ele tem muito a contribuir com a filosofia contemporânea e com a reunamização do homem. O tomismo desenvolvido por Edith Stein, conhecido como tomismo fenomenológico, é uma das grandes e fecundas contribuições que o neotomismo deu à filosofia no século XX.

Palavras Chave: Edith Stein. Fenomenologia. Diálogo. Husserl. Tomás de Aquino.
 
 http://www.google.com/url?sa=X&q=http://www.hottopos.com/notand30/101-107Ivanaldo.pdf&ct=ga&cad=CAcQAhgAIAEoBDAAOABA1oHMhgVIAVgAYgVwdC1CUg&cd=BxeAZBFZcWc&usg=AFQjCNETKjyHa5sn-uOFwYd9E8Y62Jf2pA
 
Pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). E-mail: ivanaldosantos@yahoo.com.br.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO SOBRE A ALMA FEMININA NA FILOSOFIA

No decorrer de sua investigação, Edith Stein identifica um emaranhado de diferenças a começar pela dimensão corpo e matéria. O presente trabalho realiza uma breve abordagem acerca da alma feminina segundo o pensamento de Edith Stein. Para tanto, procura-se esclarecer como a filosofia steiniana caracteriza a alma feminina. De acordo com Edith, todo ser humano necessita descobrir-se tal como é, e com isso ir em busca da sua própria plenificação. Deste modo, o valor característico da mulher procede de seu caráter constitutivo de seu ser feminino. A mulher é constituída de uma realidade humana própria, não apresenta apenas diferenças externas, biológicas, em relação ao homem; ela é detentora de um princípio inerente que a constitui como tal, um modo interior que compreende seu ser permanente. Configura-se assim a mulher pelo propósito de sua alma, pois, a composição da alma da mulher difere da alma do homem.A partir disto, este estudo se detém a analisar como a filosofia de Edith identifica a alma feminina.
 
 
Aparecida do Nascimento Frazão

Aluna de graduação do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará no Cariri. E-mail:






Maria Celia dos Santos

Professora do curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará no Cariri.

E-mail: mariacelia@cariri.ufc.br




terça-feira, 20 de novembro de 2012

Da empatia à compreensão empática: evolução do conceito no pensamento de Carl Rogers

 Rebeca Cavalcante Fontgalland


Virginia Moreira


Universidade de Fortaleza - Brasil


Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender a evolução do conceito de empatia no pensamento de Carl Rogers, a partir das fases propostas pelos comentadores de suas obras. Inicialmente, Rogers não utilizava diretamente o termo empatia, mas já era possível perceber o nascimento desse conceito em seu pensamento, desde as primeiras obras, uma vez que para ele o terapeuta deveria compreender os problemas do cliente, sem julgamento, sem preconceito e sem identificação emocional descontrolada. No decorrer de seu pensamento esse conceito evoluiu de apenas um estado para um processo, sendo mais do que apenas uma atitude, mas uma compreensão empática, que está muito além de uma compreensão do senso-comum. Essa compreensão empática consiste em experimentar o que o outro está sentindo dentro de uma condição de “como se” estivesse no lugar dele, vendo através da perspectiva do cliente, podendo dividir com ele toda essa compreensão, favorecendo o desenvolvimento da personalidade do cliente.
Palavras-chave:Carl Rogers; fases; empatia

Rebeca Cavalcante Fontgalland

Psicóloga.

Mestre em Psicologia - UNIFOR
Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS

Pesquisadora

Colunista Portal Educação
Faculdade Apoena Educação




http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/revista/wp-content/uploads/2012/11/fontgallandmoreira01.pdf

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro









                                                                                                      Heloisa Szymanski  
Suzana Filizola Brasiliense Carneiro                                                                                      


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil


A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão 
de um projeto educativo que articula escola e bairro.


Resumo
A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).

Palavras-chave: fenomenologia e educação; Edith Stein; relação escola-comunidade; literatura marginal



http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/revista/wp-content/uploads/2012/11/carneiroszymanski01.pdf

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Grupo de Pesquisa em Filosofia UNIFESP: O pensamento de Edith Stein



Grupo de Pesquisa: O pensamento de Edith Stein
Docente responsável: Prof. Dr. Juvenal Savian Filho
Pesquisas em torno da recepção da fenomenologia husserliana na obra de Edith Stein, bem como das principais elaborações filosóficas desenvolvidas pela filósofa.
Estudo pessoal e dirigido pelo coordenador (escrever para o coordenador: juvenal.savian@unifesp.br)

O grupo se reúne todas as primeiras sextas-feiras do mês, na Rua Botucatu, 740, 1o. andar, anfiteatro 2. Vila Clementino. Das 10:00 as 12:00. O metrô Santa Cruz.