PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

quinta-feira, 22 de março de 2012

Grupo de estudos em São Paulo



http://edithstein.wordpress.com/tag/edith-stein/

Grupo Estudo sistematizado a partir de leituras internacionais e discussões práticas acerca da biografia de Edith Stein e de suas obras

Coordenação
◦Nara Helena Lopes P. Silva, Psicóloga Clínica e Doutora em Psicologia pela USP-RP – nara.helena@gmail.com
Acesso ao CV: http://lattes.cnpq.br/2297314812442537
◦Suzana F. Brasiliense Carneiro, Psicóloga e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP – sf.carneiro@uol.com.br
Acesso ao CV: http://lattes.cnpq.br/4389549388478817

Primeiro Grupo - Início em abril/2012: História de uma família hebreia: autobiografia de Edith Stein

Objetivo – introduzir os participantes na vída e obra de Edith Stein, a partir da leitura compartilhada da sua autobiografia História de uma família hebreia

Serão realizados encontros semanais com duração de uma hora e meia, visando introduzir os participantes no contexto histórico, trajetória de vida e percurso intelectual de Edith Stein, oferecendo um estudo de base para os que desejam se aproximar do pensamento da autora, em específico, no que se refere a sua autobiografia.

Público: interessados em conhecer/aproximar-se do pensamento de Edith Stein, pessoas envolvidas com a questão do cuidado humano, como profissionais da saúde, assistência social, educação, pedagogos, psicólogos, educadores, seminaristas, etc.

HORÁRIOS:

• Opção 01 (Início: 24/04/2012)

Dia: terças-feiras, das 18h00 as 19h30

Endereço: R. Pe. Garcia Velho 73, Pinheiros, São Paulo - Metrô: FariaLima

• Opção 02 (Início: 12/04/2012)

Dia: quintas-feiras, das 09h00 as 10h30

Endereço: Rua Fagundes Filho 361, Saúde, São Paulo - Metrô: São Judas


Nossa Proposta:

A idéia de formação deste grupo de estudos surge como uma possibilidade de aproximar as pessoas interessadas no pensamento de Edith Stein (1891-1942); filósofa dedicada ao estudo da pessoa humana e pouco conhecida no Brasil, através de literaturas internacionais especializadas, que serão abordadas e apresentadas pelas coordenadoras.

O primeiro grupo está baseado na obra de sua autobiografia, ainda não traduzida para o Português. Pretendemos com estes encontros apresentar a obra e também introduzir alguns conceitos de base, além de promover uma ponte entre a sua autobiografia e as vivências pessoais/profissionais dos participantes por meio de conversas, diálogos e reflexões acerca do nosso cotidiano.

Edith Stein tinha como característica uma grande capacidade de articulação tanto teórica quanto vivencial. A riqueza de sua produção em diversos campos do saber, em especial no que se refere à subjetividade e intersubjetividade, justifica a necessidade de estudos sistematizados de suas obras para um aprofundamento no tema do desenvolvimento e das relações humanas.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se estão trabalhando na tradução do livro ser finito e ser eterno do espanhol para o português? se estiverem novidades de quando será isso me avisem, pois minha monografia será sobre esse assunto, e me facilitaria se o livro estivese em português, desde de já agradeço pela colaboração, abraço.

Pedro disse...

Caro anônimo, no que se refere as traduções para o português no Brasil esta sob a responsabilidade da Ir. Jacinta Turolo Garcia, infelizmente não temos nenhuma notícia mais recente sobre este assunto, de forma que seria mais confiavel ter em mãos a edição em espanhol mesmo.