IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDITH STEIN

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein: psicopatologia e psicologia clínica

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP realizou, de 26 a 30 de setembro, o curso de Pós Graduação PSC “Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein: psicopatologia e psicologia clínica” com as professoras Angela Ales Bello, Profª Emérita de História da Filosofia Contemporânea da Universitá Lateranense de Roma e Presidente do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma, afiliado ao The World Phenomenology Institute (U.S.A.) e Jacinta Turolo Garcia, filósofa, pós doutora pelo Centro Italiano de Investigações fenomenológicas.


O curso, organizado pelo Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, foi um encontro com alto nível de conhecimento histórico, filosófico e psicológico. Contando com a participação de professores, pesquisadores, alunos e profissionais das áreas da psicologia, filosofia e educação, tanto do estado de São Paulo, quanto de outros estados.



Imagem_635

























As 230 pessoas inscritas vieram atraídas tanto pelo objetivo do curso, que era aprofundar a perspectiva da fenomenologia como método e discutir suas contribuições para a psicopatologia e para os cuidados oferecidos em psicologia clínica; bem como pela excelência das professoras.




A Profª emérita Angela Ales Bello, é grande estudiosa da obra de Husserl e Edith Stein, e faz parte do Comitê Editorial de numerosas revistas italianas e estrangeiras como “Aquinas”, “Segni e Comprensione”, “Per la filosofia”, “Analecta Husserliana”, “Phenomenological Inquiry”, colabora com “Recherches Husserliennes” (Bélgica) e “Studien zur interkulturellen Philosophie”(Alemanha), “Axiomathes” (edita da Springer, Alemanha).




Uma de suas grandes qualidades como professora, é a forma simples e exemplificada com que apresenta conceitos filosóficos complexos, possibilitando a compreensão e o aproveitamento de todos. A professora conta com cerca de 400 publicações científicas, média de dez por ano. Em 2010 recebeu uma medalha de mérito pelo seu trabalho científico do presidente da república italiana, entregue pelo prefeito de Bari. (Ales Bello, A., Alfieri, F; Shahid, M. Edith Stein, Hedwig Conrad-Martius, Gerda Walther – Fenomenologia Della Persona, Della Vita e Della Comunitá. Edizioni Giuseppe Laterza di Giuseppe Laterza, p.8, 2010, pp.872)




A Irmã Jacinta Turolo Garcia, ex-Reitora da Universidade Sagrado Coração de Bauru, é grande conhecedora de Edith Stein, tendo se doutorado com a tese filosófica sobre a formação da pessoa humana na pedagogia e trabalha na tradução da obra completa de Edith Stein do idioma alemão para o idioma português.




Durante os dias do curso, as professoras apresentaram as bases da fenomenologia de Edmundo Husserl e Edith Stein, comentaram sobre os aspectos essenciais da pessoa humana, discutindo temas como subjetividade e intersubjetividade; empatia; alteridade; responsabilidade moral; amor; bem e ódio, mal; comunidade e formação humana. Neste sentido, uma das grandes contribuições trazidas pelo evento, foi a apresentação de bases filosóficas rigorosas para a compreensão do ser humano, oferendo critérios importantes para uma reflexão a respeito de práticas psicológicas, educativas e de saúde, favorecendo, assim, trabalhos que contemplem a estrutura da pessoa humana em sua complexidade.

As professoras trouxeram também reflexões filosóficas no que se refere à psicopatologia, em especial, comentando as bases históricas dos estudos do médico suíço Ludwig Binswanger e apontando semelhanças e diferenças entre o pensamento deste estudioso e os de Edmund Husserl, Sigmund Freud, Carl Gustav Jung, e Martin Heidegger, com uma importante contextualização para os estudos de psicopatologia.




O curso possibilitou ainda, análises filosóficas de experiências práticas, como o filme “a missão” (Filme de Roland Joffé, com Robert De Niro e Jeremy Irons), onde a professora Ales Bello mostra exemplos de empatia, das relações entre jesuítas, indígenas da América do sul, portugueses e espanhóis, quando consideravam um menino índio que cantava como não sendo humano! E também apresentou estudos de caso de psicopatologia descritos por Binswanger nos seguintes livros: Melancolia e Mania - Studi fenomenologici. Universitá Bollati Boringhieri, 2006, e o livro Se, Il Caso Ilse, 2009 e o Caso Ellen West. Assim a filósofa se dirigiu com abertura para reflexões fenomenológicas em psicopatologia, sobre casos de transtornos alimentares e suicídio, psicose esquizofrênica, mania e depressão.



No último dia, foram apresentados exemplos de pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área da fenomenologia no contexto brasileiro, em especial na Universidade de São Paulo. Dentre elas, podemos citar as contribuições do olhar fenomenológico para estudos de caso em psicologia, realizado pelo aluno de iniciação científica Marcos Tamaki, bolsista RUSP; e da aluna Sheila De Marchi, bolsista FAPESP, sobre as experiências de atividades artísticas em grupo com pessoas em sofrimento psiquiátrico, apresentados pelo Professor Andrés e com um diálogo com Marcos Tamaki.



O terceiro trabalho apresentado pela recém doutora, Nara Helena Lopes Pereira Silva, com orientação da Profª Drª Carmen Lúcia Cardoso da FFCLRP-USP, apresentando as contribuições do pensamento de Edith Stein à Saúde Mental na Estratégia de Saúde da Família, tese esta que foi premiada com menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2011, na área de ciências humanas; seu trabalho foi financiado pela FAPESP, com estágio-sanduíche de um ano na Itália – apoio Capes/CNPq, sob co-orientação da Profª Angela Ales Bello.



O curso foi de extrema importância para a formação acadêmica de alunos e profissionais interessados. A troca entre professores, pesquisadores, profissionais e alunos da pós-graduação do IPUSP, que não usam esse método, também foi muito valiosa, evidenciando a importância do intercambio cientifico, cultural e educacional resultante da atividade organizada pelo Prof. Dr. Andrés Antúnez, contribuindo de diversas formas para a divulgação, contribuir com o desenvolvimento da comunidade cientifica e oferecendo tal conhecimento para a sociedade.



Além da organização do curso presencial, as aulas também estão disponíveis online pela IPTV-USP-Experimental e Youtube (Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein), com o objetivo de difundir e divulgar a riqueza decorrente deste curso de pós-graduação. Assim, são muitas as possibilidades que se abrem para o estudo da psicologia, a partir dos fundamentos filosóficos da psicologia e de um novo campo de investigações, que o professor Andrés denomina de método fenomenológico-clínico.






Apoio:
Pró-Reitoria de Pós-graduação da USP, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da USP – CCP. Agradecimentos: ao Consulado Italiano no Brasil; e aos colegas brasileiros: Suzana Filizola Brasiliense Carneiro e José Mario Brasiliense Carneiro; Maristela Vendramel, Nara Helena Lopes Pereira Silva; Ao Serviço de Informática: Chefe de Seção Técnica Katia Cristina Pinto e, Rodrigo Marinangello de Vasconcellos, Eduardo Okamura e Sidney Terlizzi; às Secretárias Claudia Rocha, Cícera Eloi e Ana Maria Sanchez Garcia.


O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do IPUSP realizou, de 26 a 30 de setembro, o curso de Pós Graduação PSC “Fenomenologia e Psicologia em Edmund Husserl e Edith Stein: psicopatologia e psicologia clínica” com as professoras Angela Ales Bello, Profª Emérita de História da Filosofia Contemporânea da Universitá Lateranense de Roma e Presidente do Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, com sede em Roma, afiliado ao The World Phenomenology Institute (U.S.A.) e Jacinta Turolo Garcia, filósofa, pós doutora pelo Centro Italiano de Investigações fenomenológicas.






O curso, organizado pelo Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez, foi um encontro com alto nível de conhecimento histórico, filosófico e psicológico. Contando com a participação de professores, pesquisadores, alunos e profissionais das áreas da psicologia, filosofia e educação, tanto do estado de São Paulo, quanto de outros estados.


Por Andrés Eduardo Aguirre Antúnez





extraído:http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3184%3Afenomenologia-e-psicologia-em-edmund-husserl-e-edith-stein-psicopatologia-e-psicologia-clinica&catid=44%3Anoticias&Itemid=95〈=pt