PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

PEREGRINAÇÃO: NOS PASSOS DE EDITH STEIN

quarta-feira, 31 de março de 2010

MOSTEIRO STEINIANO DE SANTA CRUZ

1. Histórico

Fundado em 09 de agosto de 2006, a partir de uma experiência de cuidado com a “ex-istência” humana do psicólogo (e professor universitário) Dr. Everaldo Mendes (CRP – 03/03212) no “Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial de Santa Cruz – IFESC”, iniciada em 2005, em Santaluz (Município com alto índice de suicídio), Diocese de Serrinha, Estado da Bahia (Brasil), o MOSTEIRO STEINIANO DE SANTA CRUZ, da “Congregação dos Irmãos Steinianos de Santa Cruz”, mosteiro sui iuris, isto é, que “além do próprio Moderador, não tem outro Superior maior nem está associado a algum instituto de religiosos, de tal modo que sobre esse mosteiro seu Superior tenha verdadeiro poder determinado pelas constituições, é confiado, de acordo com o direito, à vigilância especial do Bispo” (Cân. 615, CDC), tem como patrona a "judia, filósofa, carmelita, mártir, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein, 1891-1942), que traz em sua intensa vida uma síntese dramática de nosso século (João Paulo II, 1º de maio de 1985).

2. Espiritualidade

Sob a ação do Espírito Santo, servir a Jesus Cristo, à Santa Madre Igreja, à pessoa humana; rezar pela santificação do mundo, a exemplo de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).

3. Dons (Carisma)

Educação, sendo que por Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) ser a patrona dos universitários, há uma presença marcante dos “Irmãos Steinianos de Santa Cruz” no ensino superior (institutos, faculdades, centros universitários, universidades); saúde (clínicas, hospitais, etc.); assistência social e religiosa.

4. Formação

4.1. Canônica: Postulado (de 06 a 12 meses), noviciado (12 meses), profissão simples (03 anos) e, por último, profissão perpétua.
4.2. Universitária: Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu).

5. Vocações e Doações

Ir. Evero Mendes, C. Stein.
(Prior Geral)
E-mail: mosteirodesantacruz@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: