Heloisa Szymanski
Suzana Filizola Brasiliense Carneiro
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Brasil
A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão
de um projeto educativo que articula escola e bairro.
Resumo
A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).
Palavras-chave: fenomenologia e educação; Edith Stein; relação escola-comunidade; literatura marginal
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